Pilates

pilates

Pilates

Os exercícios de Pilates podem ser usados com vários objetivos entre eles em Fitness tendo para adquirir boa forma e fortalecer os músculos. Pilates é ótimo para melhorar a postura, na Osteoporose, em prevenção e reabilitação, para as crianças, e também para terceira idade.

continuar lendo...

O sucesso de popularidade recente do Pilates se baseia nas experiências positivas de pessoas que se beneficiaram de sua prática.

Melhora de dores nas costas, pescoço, e dores musculares variadas são alguns benefícios. Pilates educa seu movimento, fortalece, traz flexibilidade, torna você consciente de como funcionar em harmonia com sua anatomia e evitar se machucar.

É um conjunto de exercícios que busca uma estabilidade no tronco para poder realizar os movimentos de uma forma organizada e segura.

Essa estabilidade que vem da região do tronco e tem como suporte os músculos abdominais em conexão com o ritmo da respiração. A partir daí é que tudo se organiza, e os movimentos dos braços, pernas e do próprio tronco flui de modo eficiente.

Pilates exige atenção ao que você faz, e a chave é o pensamento, a consciência em como você faz os exercícios. Traz uma percepção do trabalho em conjunto desse centro que cria a estabilidade, com a fluidez e eficiência dos movimentos.

Este ato de consciência, e a vontade de realizar o movimento de forma coordenada funde corpo e mente durante a execução dos exercícios e torna mais potente seu movimento. É deste modo que força muscular aumenta junto com a qualidade do gesto.

Modalidades de Pilates:

RPG

8327_Espaco-Bia-Kreimer

RPG

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método terapêutico indicado para tratar problemas relacionados à fisioterapia.  Melhora a postura e o alinhamento, melhora as dores e desvios na coluna, as dores musculares, os problemas articulares, fibromialgias, artroses, torcicolos, hérnias de disco em geral, ciáticas, osteoporose, problemas nos pês, etc. Busca fortalecer em alongamento os músculos responsáveis pela sustentação de nossa coluna e de algumas articulações como, por exemplo, os ombros.

continuar lendo...

Foi criada pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, nos anos 80. Faz uso de posições específicas e mobilizações delicadas para realinhar as articulações, corrigir a postura e descomprimir os espaços entre as vertebras e articulações.

A RPG considera que os músculos são interligados entre si formando cadeias musculares. Então um problema iniciado em uma região do corpo pode afetar outra. Como exemplo, um ombro bloqueado e dolorido pode ter relação com as dores nas costas que a pessoa sente. Assim, no tratamento de RPG consideramos a totalidade do corpo e trabalhamos seguindo do sintoma as causas.

A RPG é um trabalho que atua principalmente sobre os músculos da estática que trabalham de um modo diferente dos músculos da dinâmica.

O exemplo, os músculos da coluna têm como função mais característica a sustentação da postura enquanto que um musculo do braço, como o bíceps, é principalmente um musculo de movimento.

Os músculos de sustentação precisam ser trabalhados com posições que sejam mantidas por um tempo maior para que eles relaxem. É diferente de alongar um musculo da dinâmica.

Por isso na sessão da RPG, são usadas posturas em vez de exercícios, que colocam em tensão um grupo de músculos ligados aquele problema. Estas posturas são mantidas por um período de tempo até que os músculos desejados relaxem.
Durante o tratamento usa-se uma respiração bem especifica que ajuda a melhorar alguns problemas respiratórios como enfisema, bronquites, atelectasias, asma.

Um exame feito pelo profissional fisioterapeuta mostrara qual e a melhor postura a ser usada com o cliente em cada sessão.

É um método indicado para qualquer idade.

 

Principais problemas tratados pelo RPG

 

Postura

O RPG é eficaz no tratamento de postura, deformações do corpo, dorso enrolado (cifose acentuada), curva lombar aumentada (hiperlordose), escoliose, ombros enrolados, joelhos em X (valgos), joelhos arqueados (varos), pés planos, pés cavos, etc.

Dores Musculares-Articulares

O RPG atua nos problemas articulares e musculares eventuais ou recorrentes. Produz excelentes resultados no tratamento de problemas provenientes de bloqueios das articulações.

É recomentado para tratamento de:

  • Bursites
  • Tendinites
  • Discopatias
  • Hérnias
  • Ciáticas
  • Formigamentos
  • Dores nas costas e próximo às costelas
  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
  • Dores de cabeça de origem cervical ou ocular
  • Tonturas
  • Distúrbio da Articulação Temporo-Mandíbular (ATM)
  • Asma, bronquite, enfisema e patologias respiratórias que provoquem limitação da mobilidade torácica e do diafragma
  • Stress
  • Distúrbios da circulação e digestão
  • Problemas de períneo e incontinência urinaria
  • Preparação do parto e pós-parto
  • Prevenção, preparação e recuperação do atleta

Fisioterapia

bola

Fisioterapia

A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.

continuar lendo...

É a ciência que estuda o movimento humano, e qualquer distúrbio da biomecânica e funcionalidade humana, utilizando recursos físicos no tratamento, prevenção e cura.

Por recursos físicos são considerados os exercícios físicos, terapias manuais, e as aplicações de recursos provenientes da natureza que através de aparelhos o homem conseguiu reproduzir com fins terapêuticos.

Incluímos entre esses recursos vindos da natureza os ultra-sons, infra-sons, luzes infra-vermelhas, ultra-violetas, ondas curtas, micro-ondas, lasers,correntes eletromagnéticas diversas, agua, e outros recursos físicos aplicáveis a área medica.

A atenção do fisioterapeuta permite o desenvolvimento de ações preventivas mesmo antes da doença manifestar, ou seja, de exibir sinais e sintomas. Bem como facilita restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença, cirurgia ou acidente.

A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.

Recursos fisioterapêuticos:

Para que o fisioterapeuta escolha os procedimentos que serão utilizados, ele terá de fazer uma avaliação fisico funcional e identificando a disfunção prescreve o tratamento adequado.

O fisioterapeuta acompanha a resposta terapêutica aos procedimentos indicados e faz as alterações necessarias ao tratamento bem como define quando esta finalizado. Eis os mais conhecidos e utilizados recursos fisioterapêuticos:

  • Cinesioterapia - Terapia pelo movimento. Pode ser passiva, ativa , ativo assistida , ativo-resistida, etc. Usa o movimento com como objetivo recuperar a função dos musculos,articulações ou outros sistemas corporais.
  • Eletroterapia - Recurso que utiliza a eletricidade em inúmeros tratamentos para aliviar a dor, inflamação, e fortalecer a musculatura. Há varios tipos de correntes eletricas ,cada qual com finalidade diferente. Usadas em ortopedia, trauma, estetica, reumatologia e outas especialidades medicas.Exemplos de correntes: Faradica, galvanica, Russa, Interferencial, o Tens e o Fes.
  • Termoterapia - A termoterapia é a terapêutica que resulta no aumento ou diminuição da temperatura dos tecidos corporais estimulando a termorregulação corporal.  O calor é aplicado atraves da bolsa de agua quente, compressas, agua quente, parafina quente, sauna, forno de bier, e outras fontes de calor como forma de tratar diversas patologias. Quando se usa o gelo como procedimento terapêutico, geralmente para tratamento de contusões e entorses é chamado de crioterapia.
  • Fototerapia - consiste em uma série de tratamentos à base de processos fotoquímicos que não queimam ou provocam danos à superfície da pele. Na fototerapia, o paciente é tratado através de determinados comprimentos de onda, gerados por equipamentos como lasers, diodos emissores de luz (LED) e lâmpadas fluorescentes, os quais estimulam ou mesmo inibem certas atividades das células, favorecendo o rejuvenescimento e recuperação tecidual. Utiliza aparelhos geradores de luz em diversos tratamentos. Exemplo da aplicação de luz Infra vermelho, ulta-violeta, lazer, ondas curtas.tem varias aplicações medicas como por exemplo problemas na pele, contraturas musculares, tendinites, e outras aplicações. .
  • Mecanoterapia - Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, fortalecer a musculatura e reeducar movimentos comprometidos. Hoje há varios tipos de equipamentos desde aparelhos classicos de fisioterapia, de musculação, de pilates a aparelhos de biofedback.
  • Massoterapia - Conjunto de abordagens terapêuticas que mobilização e manipulam os tecidos , musculos, e articulações para melhorar a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos ou relaxar as tensões musculo-articulares.
  • Hidroterapia - Cinesioterapia realizada em ambiente aquático.

Além destes recursos, há vários outros mais recentes e menos conhecidos e utilizados, entre eles estão: Acupuntura, Cromoterapia, Argiloterapia, Talassoterapia, Microfisioterapia, Spiral Taping, etc.

Áreas da fisioterapia que atuamos:

Técnica Alexander

tecnica

Técnica Alexander

A Técnica Alexander pode auxiliar na prevenção de má postura, tensão, dores de cabeça, dor nas costas, dificuldade de respirar, cansaço físico e mental constante, lesões nas articulações, limitação de movimentos entre outros. Embora pouco conhecida no Brasil, essa técnica vem sendo aplicada em várias instituições principalmente na Europa e Estados Unidos há mais de setenta anos.

continuar lendo...

A Técnica Alexander é um processo de reeducação neuromuscular desenvolvido no final do século passado por Frederick Mathias Alexander (1869-1955), ator e declamador que em sua juventude sofreu muito de problemas respiratórios e rouquidão durante as apresentações.

Alexander percebeu que estava fazendo algo errado que comprometia seu sistema ligado a fala e iniciou um processo de auto-observação e pesquisa que duraram nove anos.T+®cnica - 015

Seus princípios têm como base o aprimoramento do uso que fazemos de nós mesmos levando a um melhor funcionamento do nosso organismo psicofísico em todas as nossas atividades diárias. Hábitos mentais e físicos muitas vezes adquiridos sem o nosso conhecimento são reforçados sem que sejamos capazes de evitá-los.

A Técnica Alexander propõe a possibilidade de liberarmo-nos, gradualmente, destas reações automáticas e habituais que comprometem a integridade do nosso organismo.

Pilates fitness

São exercícios sem impacto associando força muscular com alongamento e consciência corporal. Define e desenvolve a musculatura, aumentando o condicionamento físico e a capacidade respiratória, melhora o equilíbrio, a coordenação motora e a postura, trazendo flexibilidade. É ideal para quem quer chegar à boa forma sem o aumento excessivo do volume muscular causado pela musculação e quer uma ginastica diferente das tradicionais.

Leia mais.

Pilates postural

O Pilates é um ótimo exercício para melhorar a postura, melhorando o posicionamento dos ombros, a mobilidade e flexibilidade da coluna alem de influir sobre o alinhamento geral do nosso corpo.

Existem no repertorio de exercício de Pilates enfase em melhorar a mobilidade da coluna, e a pratica de exercícios para extensão da coluna . A extensão da coluna alem de flexibilidade da mesma, traz um maior fortalecimento dos músculos das costas.

O Pilates postural geralmente é incluído dentro das aulas de Pilates clássicas de acordo com a necessidade de cada aluno sem precisar de turmas especiais pois as series de exercícios são individuais.

Pilates na osteoporose

Exercícios que impõe carga aos ossos e fortalecem a musculatura, como o Pilates, são importantes num tratamento ou prevenção de osteoporose. Foi comprovado que exercícios para fortalecer os músculos extensores das costas reduzem o risco de fraturas e aumentam a densidade mineral do osso. Além disso, atua para melhorar o dorso encurvado característico da osteoporose e do adulto mais idoso.

Leia mais.

Pilates para crianças e adolescentes

É um ótimo exercício, lúdico e interessante para cuidar de problemas que aparecem durante o crescimento. Mais comuns são os problemas dos pés, o pé chato ou cavo, os joelhos em valgo, a lordose lombar infantil muito acentuada ou o dorso curvado, escolioses, ou simplesmente a má atitude postural. Pode ajudar nas dores de crescimento, pois melhora o alongamento e flexibilidade.

Leia mais.

Pilates em reabilitação e prevenção

É a vertente do Pilates que tem sua aplicação para reabilitar e prevenir algum problema. Nesta modalidade de Pilates (REAB) os exercícios escolhidos após uma avaliação tem finalidade de recuperar alguma função ou região do corpo que esta apresentando problema. Por exemplo, após uma entorse, uma fratura, cirurgia, lesão de ombro, joelho, tornozelo, uma crise de hérnia de disco, artrose, problemas dolorosos e posturais da coluna, etc.
Além da reabilitação podemos fazer um trabalho preventivo ao definir onde são as áreas que precisamos alongar ou fortalecer ou ainda tornar mais flexível.

Leia mais.

Pilates na terceira idade

As características dos exercícios de Pilates de melhorar a postura, fortalecer os músculos respeitando um bom alinhamento e de organizar o movimento, facilita a coordenação motora, o equilíbrio, e a mobilidade das articulações que são muito importantes nesta fase da vida.

Praticado de forma suave e com uma intensidade que pode variar de leve a intensa, evita causar problemas musculares ou articulares. E muito boa pratica mesmo para quem nunca fez exercício e deseja melhorar sua qualidade de vida.

Os exercícios são muito funcionais e podem reproduzir vários movimentos que normalmente usamos na nossa vida diária.

Esse treino mantem a independência na realização de varias tarefas e situações que com a idade se tornam mais difíceis. A exemplo subir e descer escadas, carregar mais peso, pegar coisas no alto, virar-se com mais facilidade, evitar quedas, etc.

Aumenta a flexibilidade, condicionamento físico, e bem estar afastando rigidez, dores musculares, e má postura que acometem em geral as pessoas nesta fase mais tardia da vida.

Fisioterapia pediátrica

Tratamento de problemas posturais, dores de crescimento, problemas dos pés, joelhos, escapulas aladas, ombros enrolados, coordenação motora, etc.

Fisioterapia geriátrica e gerontológica

Para as pessoas da terceira idade atuamos com prevenção e tratamento das disfunções decorrentes do processo de envelhecimento. prevenindo problemas funcionais, Síndromes vestibulares, e promovendo a recuperação funcional. Buscamos fortalecer, evitar enrijecimentos, melhorar o equilibrio, postura, coordenação motora de um modo geral e ser específicos em questões mais pessoais quando necessário. Acreditamos em envelhecer com qualidade.

Leia mais.

Fisioterapia dermatofuncional

Nesta área oferecemos serviços mais relacionados a estética. Correntes Russa para fortalecimento muscular corporal e facial. Massoterapia para melhorara a circulação, aspecto da pele, e gorduras localizadas junto com a ação de Ultra-som.

Fisioterapia traumato-ortopédico-funcional e reumatologica

Trata as disfunções musculoesqueléticas, de origem ortopédica ou decorrente de traumatismos, problemas posturais, além de doenças de origem reumatológica. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e entorses, hérnias de disco, por exemplo.  Trata também de artroses, osteoartrites, artrites em geral, osteoporose, etc.

Fisioterapia esportiva

Atuação junto a praticantes de esportes de varias modalidades contribuindo para melhorar na perfomance ao melhorar a flexibilidade , alongamento, e atuar nas dificuldades especificas que cada um encontra  na sua pratica. Tambem ajuda na  a  prevenção e recuperação de lesões, etc.

Fisioterapia manipulativa

A Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética ou Terapia Manual faz parte  da Fisioterapia com  tecnicas manuais específicas e exercícios terapêuticos. A Terapia Manual  ou Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética   e usada por vários tipos de métodos diferenciados e aplicadas a Ortopedia e reumatologia principalmente. Temos como exemplo a osteopatia, a RPG,  as manipulações de tratamentos ortopédicos e várias outras aplicações.